No inicio a internet móvel era pensada como uma coisa limitada em comparação com a internet voltada a desktops, por causa das limitações de hardware e de rede. Apesar de os PCs ainda serem a área cheio de recursos da internet com telas grandes para conter muito conteúdo a área mobile vem concentrando as novidades tecnológicas e se enche de recursos que dificilmente se encontra em PCs, alem disso o mercado mobile vem crescendo muito. Tendo isso em mente montou se o questionamento que da a origem ao movimento Mobile first: Porque não desenvolver primeiro para os dispositivos mobile?
Como você já deve ter adivinhado Mobile-First significa projetar uma experiência on-line para celular antes de projetá-lo para o desktop-Web ou qualquer outro dispositivo. Mais pessoas estão usando seus dispositivos móveis para fazer compras on-line e redes sociais do que nunca, a maioria das empresas estão projetando para celular, e algumas já seguem a tendencia Mobile-First, como o Google que usou a estratégia pela primeira vez em 2010.
Mobile First muda o paradigma de uma experiência de usuário Web-site. Em vez dos usuários de sites da Web visualizar versões de desktop em seu dispositivo móvel com alguns ajustes, os usuários estão vendo agora sites que foram criados especificamente para o seu dispositivo móvel. Para isso se exige uma nova abordagem para o planejamento de design UX e desenvolvimento que coloca dispositivos portáteis na vanguarda da estratégia e implementação. Com isso não só se tem um interface mobile apropriada mas também se tem uma interface desktop muito maias limpa que facilita o uso pelos Usuários.
Um bom exemplo sitado por Luke Wroblewski diretor de projetos do Google que escreveu o livro Mobile First, é a diferença entre o site da Southwest Airlines e o aplicativo para iPhone. Muitas informações e funções irrelevantes foram adicionados no website . Porque eles podem ser adicionadas. O aplicativo móvel, por outro lado, tem um foco no que os clientes precisam. Não há espaço para qualquer outra coisa. Só o que importa mais.
Agora veja um exemplo se a ambos os projetos focem focados no que mais importa para os clientes e os negócios. Mas os desenhos não são os mesmos, eles são apropriados para a forma do dispositivo
Luke Wroblewski ainda sita em seu blog três razões pelas quais aplicativos da Web devem ser projetados primeiro pra dispositivos moveis:
1. Móvel está explodindo
Embora a Web tem sido acessível em dispositivos móveis por anos, os telefones inteligentes de hoje estão levando enorme utilização para aplicações de rede e de conteúdo da Web. Relatorio da Ericsom [1] mostra que:
- Assinaturas de smartphones vai mais do que dobrar até 2020, chegando a 603 milhões na América Latina e Caribe
- Em 2020, 86 por cento de todo o tráfego de dados móveis virá de smartphones e 78 por cento a partir de LTE. O tráfego de dados móveis deve crescer sete vezes entre 2014-2020.
- O número de usuários de 3G e 4G também deve aumentar, saltando de 40% em 2014 para 90% até o final da década.
De acordo com o 26º Relatório Anual de tecnologia da Informação, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil possui mais smartphones do que computadores, notebooks e tablets em uso: são 154 milhões de celulares inteligentes, contra 152 milhões de computadores. Destes 152 milhões, 24 milhões são tablets.
2. Mobile força seu foco
Dispositivos móveis exigem que a equipes de desenvolvimento de software priorize para focar apenas os dados e as ações mais importantes em um aplicativo.
Assim, quando uma equipe projeta móvel em primeiro lugar, o resultado final é uma experiência voltada para as principais tarefas que os usuários desejam realizar e isso é bom para a experiência do usuário e bom para os negócios.
3. Móvel amplia sua capacidade
A World Wide Web foi construída sobre uma base de capacidades bastante simples (página marcação, estilo e scripting) determinado pelo que os navegadores da Web pode suportar. Desenvolvedores de aplicativos Web -desperados para adicionar capacidades inovadoras para este ambiente- têm empurrado os limites do JavaScript, plug-ins, e até mesmo navegadores da Web permitindo atividades ricas e interações online.
Considere alguns dos recursos oferecidos para os desenvolvedores do iPhone ou do Android: informações precisas de localização de GPS; orientação do usuário a partir de uma bússola digital; a entrada de um ou mais gestos simultâneos multi-touch; posicionamento do dispositivo a partir de um acelerômetro; e muito mais.
[1] http://www.ericsson.com/ag/news/2015-06-03-emr-en_254740126_c
http://www.lukew.com/
http://www.ericsson.com/ag/news/2015-06-03-emr-en_254740126_c
http://www.imobex.com.br/comunidade/o-crescimento-de-acessos-a-internet-por-dispositivos-moveis/#.VXM_La0Viko
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